quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sua carreira


Redação 2 – Sua carreira - Você escreve a coluna Sua carreira numa revista da área de negócios. Após ter ouvido a entrevista com Vicky Bloch, escreva um artigo de opinião para a sua coluna, discutindo o uso das redes sociais e defendendo (ou não) o ponto de vista apresentado por Vicky (Celpe-Bras - adaptação).


Um comentário:

  1. Professora: Milla Paiva di Ferreira
    06-Novembro-Sexta feira

    Oficina Conversação: Redação 2 (Sua Carreira)

    Sem qualquer dúvida, nos últimos anos houve uma mudança gritante na maneira na que os professionais e as empresas interagem. A renovação veio, nomeadamente, da aparição das redes-sociais e dos novos canais de comunicação que surgiram na Internet atingindo um patamar de importância cada vez major nos entornos professionais.

    Eu apercebi-me deste facto, numa altura na que fiquei interessado por uma vaga de emprego que estava a oferecer o principal concorrente da minha empresa.

    Quando eu fui para o seu site, a primeira surpresa que eu levei-me foi que eles faziam publicidade e comunicação corporativa num canal do Youtube.

    Quanto aos processos de contratação de funcionários, eles mostravam no seu site, todas as vagas de emprego que surgiam no decorrer do tempo. Já não havia qualquer hipótese de candidatar-se para aquela empresa se não fosse a través do seu site. Ainda por cima, eles colocavam o link que acessava ao perfil Linkedin do responsável do processo de seleção de cada vaga e convidavam à interação com ele a través dessa rede. Com certeza que eles deviam considerar que tirariam informação valiosa dessa interação, pois poderiam avaliar a qualidade e quantidade dos contatos professionais do candidato, consoantes a sua relevância profissional. Desta maneira dificultavam a utilização de cunhas para conseguir uma vaga e evitavam exageros nas descrições feitas pelos candidatos deles próprios no seu Curriculum.

    Não posso mais que concordar com a professora Vicky Bloch quando ela diz que a redes sociais dão muitas mais chances aos professionais para obterem informações relevantes para o seu desenvolvimento profissional. No entanto acho que a importância dessas redes vai muito mais longe. Resulta imprescindível a presença nelas para conseguirmos visibilidade no entorno profissional além de tornar-se numa exigência incontornável das grandes e mais conceituadas empresas.

    Até há pouco tempo achava que a atividade de um profissional nas redes sociais, estava ligada em certa maneira à vaidade e a orgulho que sentia em mostrar seu percurso e conquistas professionais. Intensa atividade podia significar maior grado de satisfação tão e como explicava a Vicky Bloch na entrevista. Minha opinião mudou, agora tenho certeza da condição de imprescindível duma intensa e bem gerida presença nas redes sociais.

    ResponderExcluir